Motor

Motor

A manutenção periódica do carro é um requisito para que tudo permaneça em ordem e com segurança. Muitas pessoas acham essa prática muito dispendiosa, mas ela é realmente necessária para evitar problemas mais graves e custosos. Além disso, tomando alguns cuidados é possível prolongar a vida útil de muitas peças do automóvel. Separamos alguns itens que são de extrema importância para o bom funcionamento do seu motor.

Água do radiador 

Essa manutenção também pode ser feita por você mesmo e semanalmente. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no reservatório. A principal função do radiador é manter o motor resfriado. Por isso, ao verificar que a água precisa ser completada frequentemente, leve o carro a um profissional para evitar queimar juntas, velas de ignição, furar pistões ou fundir o motor.

Velas de ignição

Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, deve ser feita a cada 20.000/30.000 Km. Para carros turbinados de fábrica é recomendada a verificação a cada 10.000 Km.

Correia dentada

A correia dentada ou sincronizadora deve ser inspecionada por um profissional, em uma oficina mecânica, pois é protegida por uma capa. Verifique o manual do proprietário ou concessionária do fabricante e siga as instruções fielmente. Geralmente a previsão de troca é a cada 50.000 Km.