Freios

Freios

Assim como qualquer sistema automotivo o sistema de freio requer manutenção preventiva, principalmente por se tratar de um sistema de segurança para os ocupantes do automóvel. Por se tratar de um sistema que tem por funcionalidade a ação do atrito, na redução de velocidade das rodas e conseqüentemente do veículo, naturalmente que o desgaste das peças é uma conseqüência inevitável. A temperatura neste sistema é um agravante sendo principal fator de destaque no desgaste e fadiga dos componentes do sistema de freio automotivo. 

O fluido de freio tem validade e deve ser substituído no prazo ou quilometragem estipulado pelo fabricante através do processo de sangria do fluido velho. Uma inspeção no reservatório deve ser feito a cada revisão, a procura de trincas e vazamentos do fluido de freio.

O cilindro mestre deve ser inspecionado junto ao servo freio vendo se os mesmos não apresentam vazamentos e perda de ação. Geralmente quando estes componentes estão com defeitos o pedal chega ir até o fundo seguido da sensação de não estar freando.